segunda-feira, 8 de agosto de 2011

LIVRO: A FORMIGUINHA E A NEVE - AUTOR: JOÃO DE BARRO


O livro conta que, em um dia muito frio e nebuloso, estava uma formiguinha caçando comida, quando seu pezinho ficou preso em um floco de neve, ela suplicava para que o floco de neve soltasse o pé dela, pois ali ela morreria de frio e de fome.
Ela pedia por favor "solte meu pé", ela pediu para o sol falando ''tu que es tão forte derrete a neve que prende meu pezinho'', mas o sol tinha um obstáculo que era o muro, e assim por diante a formiguinha foi pedindo para o muro que tapava o sol que ele soltasse o pezinho dela, mais o muro não podia por causa do ratinho que o roia todo. A formiguinha com frio e medo continuou pedindo para que soltassem o pé dela, ela pediu para o rato depois para o gato que podia come-lo a qualquer momento, depois que tento pedir para o gato e viu que ali não arrumaria nada, ela tentou pedir para um cachorro, mas ele disse mais forte do que eu só o homem que me bate.
O homem como sempre preocupado com o seu trabalho disse que mais forte do que ele era  a morte, e a formiguinha com medo frio fome, continuou triste, ela pediu ajuda para todos que ela viu, mas para o único que não suplicou foi para Deus, o único que naquela situação poderia fazer algo por ela e naquele instante ela rezou pediu, suplicou e foi quando Deus fez com que todos os obstáculos que prendia o pézinho da formiguinha desaparecesse em um segundo, pois ele ordenou que a primavera estivesse sobre a terra naquele mesmo minuto enchendo aquele lugar de flores, e vendo a formiguinha quase morta ele a levou para o céu aonde não há inverno, o sol brilha sempre e onde os campos são sempre repletos de flores, e lá a formiguinha viveu em paz, sem nenhum risco!
Essa é uma historia muito interessante, a formiguinha não desistiu em nenhum minuto do que ela mais queria que era sua liberdade, pediu ajuda a todos, mas o único que poderia realmente ajuda-la era Deus.  Essa história quer nos mostrar que as vezes colocamos muitos empecilhos nas coisas, e confiamos muito nas pessoas sendo que só Deus pode nos ajudar em qualquer situação, pois só ele tem esse poder de nos ajudar a qualquer hora, e muitas vezes ao invés de querer procurar os seres humanos para nos ajudar, a melhor solução é  Deus em nossas vidas, é disso que aquela formiguinha precisava naquela hora e é isso que precisamos SEMPRE!

JULIANE UCHÔA - 8ªC

13 comentários:

  1. Aê! Primeiro texto postado pela aluna Juliane da 8ªC! Parabéns!!! Espero que poste muitos outros... E ae, pessoal?! Quem mais???!!! =o)

    ResponderExcluir
  2. WECLISON DUARTE - 8ªD - disse:

    O livro fala sobre uma formiguinha que fica presa sob a neve e pede ajuda à vários elementos que surgem durante a história, até uma hora que ela implora para Deus que a tire de lá e Deus ordena que a primavera venha lhe tirar e aí o livro ganha seu final.

    Bom, é um livro curto, mas muito bom de ler, onde tem ilustrações de cada drama da formiguinha e considero um dos melhores livros com uma bela história, que podemos comparar com a realidade, pois a formiguinha foi lá e tentou, até uma hora que conseguiu e em momento algum a formiguinha desistiu e seu maior inimigo era a neve que não saia dela até a Primavera chegar. Podemos comparar isso com nossos sonhos e objetivos, temos que tentar, tentar e até uma hora que conseguimos alcançar nossos sonhos e objetivos.

    ResponderExcluir
  3. ANDREZA SILVA – 8ªC – disse:

    A formiga estava indo para sua casa quando começou o inverno de repente cai um bloco de gelo na patinha dela, ela pensativa pede para o sol descongelar o gelo, mas o sol fala que ñ pode pq o muro está atrapalhando o sol, ela pede para o muro ele fala que ñ pode, que o rato pode e assim sussesivamente com o gato, cachorro, homem, morte, até Deus, que Deus pode ajudar ela, então Deus manda que o verão chegue para a formiga ñ sentir mais frio, mas depois de todo o sofrimento dela, ele decidiu que ela nunca mais ia passar frio e levou ela para o céu. Ele falou que ela nunca mais iria sentir frio.
    Eu achei o livro muito interessante, pq vendo o sofrimento da formiga, eu me vejo nos dias de dificuldade, que ninguém pode me ajudar, apenas Deus, só ele. Isso que eu entendi do livro.

    ResponderExcluir
  4. GABRIEL EGIDIO - 8ªD - disse:

    Esse livro fala sobre uma formiga que fica presa na neve e suplica para vários animais e pessoas para que a ajudem. Pediu para muitos, mas só Deus pode ajudá-la,trocando a neve por primavera e assim deixando a formiguinha feliz.

    Gostei do livro porque mostra um pouco a realidade, pessoas com necessidade devem procurar a Deus acima de tudo.
    um livro curto porem muito bom ,gostei e sugiro que
    leiam.

    ResponderExcluir
  5. ISLA - 8ªD DISSE:

    O escritor transmitiu ao leitor uma obra fascinante que é mostrada através da personagem Formiguinha, que passou por diversos apuros.
    O que o autor quis expressar é que nós, seres humanos, sempre passamos por estes desafios e precisamos de ajuda.

    ResponderExcluir
  6. se a neve derretese a formiguinha ia morre afogada

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. um livro muito lindo!boas lembranças.
    eu desenhei todo livro no meu caderno,fiquei encantada quando a professora leu a formiga e neve pra mim,bons momentos..lindo livro que até hoje faz muito sucesso.bjss

    ResponderExcluir
  9. este livro e muito bom , para ler , detrai a cabeça a formiga e neve e um livro muito precioso. que joão barro fez e diferente ,buscando caminhos diferentes para resolver seus problemas

    ResponderExcluir
  10. a formiguinha e a neve e um livro muito precioso vc vai voltar a ele muitas vezes ao longo de sua vd e vai encotrar a cada vez uma formiguinha deferentes vivendo situacaoes diferntes buscando caminhos diferentes para resolver seus probremas eu gostei de se livro

    ResponderExcluir
  11. Eu escolhi minha profissão no dia em que minha querida Professora Roseli, de Portugês, leu para a sala toda este livro. Lembro-me que me sentei na primeira fileira para ouvir atentamente, cada pedaço desta linda história. Depois deste dia, sentia uma vontade imensa de contar para todos sobre o livro, e pedir para que me contassem o que entenderam e quais foram seus sentimentos ao ouvir cada súplica da pobre formiguinha. Anos depois, contei a mesma história para meus 31 alunos do ensino fundamental. Este livro me levou a minha vocação. Ser professora!

    ResponderExcluir