segunda-feira, 8 de agosto de 2011

LIVRO: A FORMIGUINHA E A NEVE - AUTOR: JOÃO DE BARRO


O livro conta que, em um dia muito frio e nebuloso, estava uma formiguinha caçando comida, quando seu pezinho ficou preso em um floco de neve, ela suplicava para que o floco de neve soltasse o pé dela, pois ali ela morreria de frio e de fome.
Ela pedia por favor "solte meu pé", ela pediu para o sol falando ''tu que es tão forte derrete a neve que prende meu pezinho'', mas o sol tinha um obstáculo que era o muro, e assim por diante a formiguinha foi pedindo para o muro que tapava o sol que ele soltasse o pezinho dela, mais o muro não podia por causa do ratinho que o roia todo. A formiguinha com frio e medo continuou pedindo para que soltassem o pé dela, ela pediu para o rato depois para o gato que podia come-lo a qualquer momento, depois que tento pedir para o gato e viu que ali não arrumaria nada, ela tentou pedir para um cachorro, mas ele disse mais forte do que eu só o homem que me bate.
O homem como sempre preocupado com o seu trabalho disse que mais forte do que ele era  a morte, e a formiguinha com medo frio fome, continuou triste, ela pediu ajuda para todos que ela viu, mas para o único que não suplicou foi para Deus, o único que naquela situação poderia fazer algo por ela e naquele instante ela rezou pediu, suplicou e foi quando Deus fez com que todos os obstáculos que prendia o pézinho da formiguinha desaparecesse em um segundo, pois ele ordenou que a primavera estivesse sobre a terra naquele mesmo minuto enchendo aquele lugar de flores, e vendo a formiguinha quase morta ele a levou para o céu aonde não há inverno, o sol brilha sempre e onde os campos são sempre repletos de flores, e lá a formiguinha viveu em paz, sem nenhum risco!
Essa é uma historia muito interessante, a formiguinha não desistiu em nenhum minuto do que ela mais queria que era sua liberdade, pediu ajuda a todos, mas o único que poderia realmente ajuda-la era Deus.  Essa história quer nos mostrar que as vezes colocamos muitos empecilhos nas coisas, e confiamos muito nas pessoas sendo que só Deus pode nos ajudar em qualquer situação, pois só ele tem esse poder de nos ajudar a qualquer hora, e muitas vezes ao invés de querer procurar os seres humanos para nos ajudar, a melhor solução é  Deus em nossas vidas, é disso que aquela formiguinha precisava naquela hora e é isso que precisamos SEMPRE!

JULIANE UCHÔA - 8ªC

10 comentários:

  1. Aê! Primeiro texto postado pela aluna Juliane da 8ªC! Parabéns!!! Espero que poste muitos outros... E ae, pessoal?! Quem mais???!!! =o)

    ResponderExcluir
  2. WECLISON DUARTE - 8ªD - disse:

    O livro fala sobre uma formiguinha que fica presa sob a neve e pede ajuda à vários elementos que surgem durante a história, até uma hora que ela implora para Deus que a tire de lá e Deus ordena que a primavera venha lhe tirar e aí o livro ganha seu final.

    Bom, é um livro curto, mas muito bom de ler, onde tem ilustrações de cada drama da formiguinha e considero um dos melhores livros com uma bela história, que podemos comparar com a realidade, pois a formiguinha foi lá e tentou, até uma hora que conseguiu e em momento algum a formiguinha desistiu e seu maior inimigo era a neve que não saia dela até a Primavera chegar. Podemos comparar isso com nossos sonhos e objetivos, temos que tentar, tentar e até uma hora que conseguimos alcançar nossos sonhos e objetivos.

    ResponderExcluir
  3. ANDREZA SILVA – 8ªC – disse:

    A formiga estava indo para sua casa quando começou o inverno de repente cai um bloco de gelo na patinha dela, ela pensativa pede para o sol descongelar o gelo, mas o sol fala que ñ pode pq o muro está atrapalhando o sol, ela pede para o muro ele fala que ñ pode, que o rato pode e assim sussesivamente com o gato, cachorro, homem, morte, até Deus, que Deus pode ajudar ela, então Deus manda que o verão chegue para a formiga ñ sentir mais frio, mas depois de todo o sofrimento dela, ele decidiu que ela nunca mais ia passar frio e levou ela para o céu. Ele falou que ela nunca mais iria sentir frio.
    Eu achei o livro muito interessante, pq vendo o sofrimento da formiga, eu me vejo nos dias de dificuldade, que ninguém pode me ajudar, apenas Deus, só ele. Isso que eu entendi do livro.

    ResponderExcluir
  4. GABRIEL EGIDIO - 8ªD - disse:

    Esse livro fala sobre uma formiga que fica presa na neve e suplica para vários animais e pessoas para que a ajudem. Pediu para muitos, mas só Deus pode ajudá-la,trocando a neve por primavera e assim deixando a formiguinha feliz.

    Gostei do livro porque mostra um pouco a realidade, pessoas com necessidade devem procurar a Deus acima de tudo.
    um livro curto porem muito bom ,gostei e sugiro que
    leiam.

    ResponderExcluir
  5. ISLA - 8ªD DISSE:

    O escritor transmitiu ao leitor uma obra fascinante que é mostrada através da personagem Formiguinha, que passou por diversos apuros.
    O que o autor quis expressar é que nós, seres humanos, sempre passamos por estes desafios e precisamos de ajuda.

    ResponderExcluir
  6. se a neve derretese a formiguinha ia morre afogada

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. um livro muito lindo!boas lembranças.
    eu desenhei todo livro no meu caderno,fiquei encantada quando a professora leu a formiga e neve pra mim,bons momentos..lindo livro que até hoje faz muito sucesso.bjss

    ResponderExcluir
  9. este livro e muito bom , para ler , detrai a cabeça a formiga e neve e um livro muito precioso. que joão barro fez e diferente ,buscando caminhos diferentes para resolver seus problemas

    ResponderExcluir
  10. a formiguinha e a neve e um livro muito precioso vc vai voltar a ele muitas vezes ao longo de sua vd e vai encotrar a cada vez uma formiguinha deferentes vivendo situacaoes diferntes buscando caminhos diferentes para resolver seus probremas eu gostei de se livro

    ResponderExcluir